PONTO DE VISTA

O que não falta na internet são histórias. Já parei para ler sobre um periquito sedutor que tentava conquistar uma caturrita com beijinhos no cangote. O jornalista escreveu… Mas entre os animais também existe amor não-correspondido. A caturrita não dá bola para o apaixonado.

Mesmo em um texto pequeno da internet, uma notícia bizarra, pode servir de exercício para estimular a nossa capacidade de ampliar o ponto de vista sobre determinada coisa. Neste caso, essa história pode ser contada por – no mínimo – quatro perspectivas diferentes: do periquito, da caturrita, do jornalista e do espectador.

Uma grande ideia pode surgir de um ponto de vista inusitado.

Escolhi três exemplos onde conseguimos visualizar melhor a prática do ponto de vista no processo de criação.

1. Valter Hugo Mãe (literatura)

O escritor em seu livro A máquina de fazer espanhóis trabalha outro ponto de vista sobre o personagem Esteves, que faz parte da poesia Tabacaria de Fernando Pessoa (Álvaro de Campos). Em debate no Roda Viva, o escritor afirma que achava muito cruel a forma como o Esteves foi tratado por Fernando Pessoa.

2. Paul Kirchner (quadrinhos)

Na série The Bus o desenhista exemplifica bem a força de se trabalhar com pontos de vista variados. Neste caso, utilizando apenas uma temática, explora várias ideias e caminhos dentro do mesmo universo.

2NVkTLch

Lebusint2

Captura de Tela 2014-03-04 às 17.53.56

strip 2

3. Liliana Porter (arte)

Em exposição no Malba a artista utiliza miniaturas de pessoas rodeadas de objetos de mercados de pulgas, muitos deles quebrados. A obra esconde vários pontos de vista que podem ser encontrados ao circular e interagir com a instalação.

Liliana-Porter-02

IMG_77061

IMG_7705

IMG_7704e

IMG_7704d

IMG_7704b1